31/05/2022

CGU monitora publicação de microdados de alunos pelo INEP

A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu, na última semana, ação de  monitoramento sobre a publicação dos microdados dos censos educacionais – Censo da Educação Superior e Censo da Educação Básica – e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O órgão encaminhou os resultados da análise ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio …

leia mais


07/04/2022

Senado amplia transparência de dados, facilitando o acesso dos cidadãos

O Senado continua a ampliar a transparência dos processos legislativos e administrativos. Desde a última segunda-feira (4), o site que dá acesso aos dados abertos da instituição traz uma página com glossário de siglas e explicação de conceitos usados, entre outras informações para facilitar a navegação do usuário. — São vários sistemas integrados, algo bastante complexo. Nossa missão é …

leia mais


04/04/2022

Consulta Pública sobre Dados Abertos do MMA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está elaborando seu Plano de Dados Abertos para o biênio de 2022-2024 (PDA-MMA 2022-2024), que entrará em vigor a partir de agosto de 2022. Este Plano representa o instrumento de planejamento, coordenação e disseminação de informações geradas pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de proporcionar maior transparência …

leia mais


29/03/2022

IFC organiza consulta pública sobre base de dados disponibilizada à sociedade

O Instituto Federal Catarinense realiza consulta púbica sobre o grau de relevância das bases de dados disponibilizada pela instituição à sociedade. Organizada por meio da Comissão Permanente de Dados Abertos (CPDA) da instituição, a pesquisa é voltada não só para estudantes e servidores, mas também para a comunidade externa — incluindo agentes e servidores públicos de …

leia mais


03/03/2022

MEC disponibiliza consulta pública sobre Plano de Dados Abertos

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou consulta pública do Plano de Dados Abertos (PDA) relativo à área da educação. O propósito da consulta é concluir quais dados possuem maior interesse de acesso por parte da população brasileira, a fim de orientar o desenvolvimento do PDA de 2022/2024. A consulta está sendo realizada por meio de …

leia mais


16/02/2022

Casa Civil realiza consulta pública para elaboração de novo Plano de Dados Abertos

No dia 11 de fevereiro, a Casa Civil da Presidência da República abriu consulta pública para priorização das bases de seu novo Plano de Dados Abertos (PDA). A iniciativa, que estará disponível até 1º de março, tem o objetivo de auferir o interesse dos cidadãos quanto aos dados mais relevantes produzidos ou acumulados pelo Órgão para, …

leia mais


05/01/2022

BNDES abre consulta pública sobre a relevância e qualidade das bases de dados abertas

O BNDES está em processo de revisão de seu Plano de Dados Abertos (PDA) 2021-2023 e abre a oportunidade para que os cidadãos avaliem a relevância e a qualidade das bases de dados abertas e publicadas no Portal de Dados Abertos do BNDES até o momento. Acesse o questionário em http://bndes.danteltarifleri.com/consulta-dados-abertos até 15 de janeiro e opine. Em caso de dúvidas …

leia mais


23/12/2021

Iniciada consulta pública sobre a priorização de bases do novo Plano de Dados Abertos do MTur

O objetivo da consulta é incentivar a participação da sociedade na indicação de prioridades para a abertura de bases de dados de Turismo e Cultura que possam ser usadas e reutilizadas por cidadãos e gestores Pessoas físicas e gestores públicos e privados de todo o país já podem indicar prioridades, entre 12 bases de informações …

leia mais


10/12/2021

Live da CGU capacita órgãos federais sobre elaboração de Planos de Dados Abertos (PDAs)

Treinamento reuniu cerca de 400 servidores ao abordar tópicos essenciais como a composição e construção de inventários de dados, além de matrizes de priorização A Controladoria-Geral da União (CGU), em iniciativa da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), promoveu, na última terça-feira (7), a live de capacitação “Como Construir uma Matriz de Priorização e …

leia mais


02/12/2021

Ministério da Infraestrutura abre consulta pública para construção de seu novo PDA

Com o objetivo de cumprir os princípios da legalidade, moralidade, eficiência, publicidade, transparência e motivação, o MInfra está em processo de elaboração do seu Plano de Dados Abertos 2022-2023. Entre as etapas previstas, está a adoção de mecanismos de participação social que vão auxiliar na definição e priorização de abertura de bases de dados, conforme …

leia mais